Veja Como Fazer a Renovação de Contrato de Financiamento Estudantil

Se você é beneficiário do Fundo de Financiamento Estudantil, o FIES, é necessário saber como renovar seu contrato. Com o aditamento FIES 2020 você garante seu benefício por mais um semestre do seu curso. Se você não sabe como fazer a renovação de contrato, confira aqui o passo a passo de como realizar seu aditamento FIES 2021.

Aditamento FIES 2021

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores presenciais não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC, ou seja, ter sido aprovado em todos os requisitos exigidos pelo programa.

Após realizar o cadastro no programa e ter sido aprovado, você deve fazer uma renovação semestral do seu contrato. Deve ser feito a cada 6 meses, ou a cada período semestral cursado.

Fazer o aditamento é imprescindível se você deseja continuar com o financiamento para estudar. A renovação de contrato serve como um documento judicial, que garante ao aluno o benefício por mais 6 meses, e comprova à universidade e ao governo que o aluno ainda tem interesse em continuar com o financiamento.

Para seguir com o passo a passo que será mostrado logo a baixo, você deve estar em dia com o FIES, fazendo o pagamento dos boletos que você recebe do financiamento. Sem a quitação dos boletos em abertos, não será possível fazer seu aditamento.

Se você está com alguma pendência, quite seu débito a tempo de fazer o Aditamento FIES 2020 para garantir a renovação do seu contrato.

Passo a Passo

Para realizar a renovação do seu contrato, siga nossas instruções para fazer seu Aditamento FIES 2020 com sucesso.

Há 2 maneiras de fazer seu aditamento, confira:

Aditamento Simplificado

Na instituição de ensino em que você estuda, há uma Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), que é a responsável pela validação das informações prestadas pelo estudante no ato da inscrição FIES 2020, bem como dar início ao processo de aditamento de renovação dos contratos de financiamento.

Você deve solicitar à CPSA o início do seu aditamento, e a Comissão entrará com um pedido de renovação do seu contrato.

Assim que o Sistema do FIES liberar sua renovação, você receberá no seu e-mail cadastrado no sistema, uma mensagem do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) informando que você poderá efetuar o seu aditamento.

Quando receber o e-mail, você deverá:

  • Acessar o SisFIES (clique neste link para ser direcionado ao site);
  • Preencha o campo com seu CPF, senha e código de verificação, para acessar o sistema.

Após acessar os sistemas, você encontrará dados do seu financiamento, como histórico, data de contratação e aditamentos disponíveis.

  • No box de “Aditamentos disponíveis”, você encontrará o novo contrato:
  • Clique nele e confira todas as informações sobre seu curso e valores semestrais se correspondem.
  • Caso haja alguma alguma informação incorreta, procure a CPSA para fazerem as correções, e depois, faça o mesmo processo para entrar no sistema e conferir seu aditamento.
  • Se não houver alterações a serem feitas, você deve confirmar os dados no sistema e imprimir para levar à CPSA da sua instituição.

Após a entrega do seu aditamento na instituição, você deverá requerer seu Documento de Regularidade de Matrícula (DRM), o qual é assinado pelo presidente ou vice da comissão.

Aditamento Não Simplificado

O aditamento não simplificado ocorre quando há alguma alteração das cláusulas contratuais do financiamento do estudante. Nestes casos, o aluno deve rejeitar a solicitação e procurar o atendimento pelo telefone fies para verificar a existência de pendências no contrato.

Para ser considerado um Aditamento Não Simplificado, as alterações requeridas devem ser:

  • Alteração de renda de fiador;
  • Troca do fiador; ou
  • Mudança de estado civil do aluno.

O aluno e fiador, deverão apresentar novos documentos à CPSA para regularizar o contrato e garantir a renovação do Aditamento FIES 2019.